quarta-feira, 11 de junho de 2008

Reflexão "Das crises"

A título de reflexão, aconselho a leitura do artigo da Dr.ª Isabel Leal na revista “Caras” (semana de 07 de Junho) intitulado “Das crises”.
Sinceramente, creio que os jovens hoje “carregam a cruz” das crises! O que escrevo não é nada de novo, mas ainda assim existe a necessidade de o fazer. Vivemos numa sociedade em que existe excesso de mão-de-obra qualificada, nomeadamente licenciados, que no desespero de integrarem o mundo do trabalho, vão fazendo formações atrás de formações, pós-graduações e mestrados.
Apesar de termos hoje mais qualificações que os nossos pais, vivemos pior, entre trabalho precário e mal remunerado, com horários sobrecarregados.
No que respeita à minha profissão concretamente, acrescento ainda a falta de credibilidade que nos dão, e o quanto nos enxovalham, dando a entender que aquilo que fazemos e sabemos qualquer um faz e sabe! Existe um desrespeito generalizado que nos frustra.
Apesar desta conjectura, somos jovens adultos capazes e responsáveis, com aspirações e sonhos, com vontade de trabalhar a ajudar quem realmente precisa de nós. Não querendo ser pessimista, não vejo a curto prazo a tão desejada reviravolta… Ainda assim, não baixaremos os braços e continuaremos a lutar!
Porque temos esperança e acreditamos!
A maior das crises, no meu entender é talvez a crise de valores, que já ouço falar desde os tempos de liceu mas que, só agora com a distância que os anos permitem, entendo melhor. Estamos todos muito preocupados em “ter”, que nos esquecemos de viver…

1 comentário:

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Adorei este comentário. De facto as crises servem de pretexto para tudo. É incrível o que hoje se diz de um professor, como se eles fossem tos muito mus e, pior do que isso, são os precoceitos eu já fui vítima disso, tido como incompetene antes de mostrar que o fui.
Este Estado fez um enorme fraude que foi enganar-no, possibilitou-nos formaçõ dizendo que faziamos falta à nação e agora que somos de mais já nãovalemos nada.
Se algum colega quiser visitar o meu blog http://daescritaaleitura.blogspot.com (deve isitar o arquvo de Abril, pois tenho lá uma mensagem sre os professores). Também tenho o blog: http://falandodaligua.blogspot.com (falo da língua portuguesa) e o site de texto: www.osdozerapazes.page.vu
Se por acaso, lerem a novela: os doze rapazes - irão ver o que pode ser a escola no futuro e chgar à conclusão que não vale a pena ser professor.

Sócio da ASPL