sexta-feira, 24 de julho de 2009

REGRAS DE SEGURANÇA NA PRAIA








"Há mar e mar, há ir e voltar!"






O tempo está quente e apetece ar livre! Sabe bem passear nas ruas, parques, praias e campos, aproveitando o dia e o bom tempo! Mas...como passar um dia sem preocupações na praia com os seus filhos?
Para umas férias seguras na praia, há algumas regras básicas de segurança que devem ser respeitadas:

  • Frequente praias vigiadas e respeite as bandeirasUma das formas de evitar acidentes passa pela escolha de uma praia vigiada, onde exista o pessoal e material de salvamento necessários para qualquer emergência. Porém, mesmo que a escolha recaia numa praia vigiada, é essencial respeitar as bandeiras de sinalização do estado do mar:
    a) Bandeira Verde - Pode tomar banho e nadar com segurança
    b) Bandeira Amarela - Pode tomar banho, mas não nadar ou perder pé, tome precauções, esteja atento às indicações dos nadadores salvadores
    c)Bandeira Vermelha - proibido tomar banho ou entrar na água
    d) Bandeira Axadrezada - zona temporariamente sem vigilância por parte dos meios de salvamento


  • Respeite as instruções dos nadadores-salvadores. Os nadadores-salvadores existem exclusivamente para proteger os banhistas. Respeite os seus conselhos, eles conhecem todos os perigos do meio aquático!


  • Depois das refeições, espere três horas antes de tomar banho. Dependendo da quantidade e do tipo de alimentos ingeridos, o tempo de digestão pode alongar-se, mas raramente é inferior. Durante essas três horas, o sangue flui com grande intensidade para os órgãos encarregues da digestão, fazendo subir a sua temperatura e aumentando o perigo de uma congestão devido ao contacto com a água mais fria.


  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas pois retardam a digestão. Ao invés, beba muita água e coma apenas fruta.


  • Não entre de rompante na água após longos períodos de exposição ao sol pois isso pode provocar um choque térmico e até a morte instantânea. A melhor forma de entrar na água depois de uma exposição solar prolongada é começar por molhar-se lentamente de baixo para cima,de forma a estabilizar a temperatura do corpo.


  • Nade paralelamente à costa e, de preferência, faça-o acompanhado. Caso contrário, avise quando for tomar banho.


Lembre-se que as crianças são as primeiras vítimas do calor e do sol. Podem rapidamente desidratar e sofrer uma insolação, o que se traduz por vómitos e dores de cabeça. Por isso, é fundamental:

  • levar uma geleira com garrafas de água, e dar de beber às crianças várias vezes;
    usar boné e ir molhando o cabelo de vez em quando, para melhor protecção;
    aplicar creme de protecção solar regularmente ao longo do dia;ter especial atenção aos sinais da pele e vigiar a sua evolução.


  • protejer os olhos das crianças com óculos de sol adaptados ao seu tamanho;
    levar guarda-sol mas atenção que este não protege integralmente, apenas diminui a intensidade das radiações solares;


  • não estar muitas horas seguidas ao sol e evitá-lo no período entre as 11 e as 16 horas;
    equipar as crianças mais pequenas com braçadeiras.


Depois de um dia bem passado, é hora de regresso a casa mas atenção!! Não deixe o seu lixo na praia!!


No entanto, e como o Verão pede frescura, para além das praias, também temos as piscinas onde nos podemos igualmente refrescar! Vamos então conhecer quais as condições para brincar na piscina em segurança:
  • Evita mergulhar de cabeça para a piscina e só o faças depois dos teus pais confirmarem se a piscina tem altura suficiente de água.


  • Diverte-te, mas sem mergulhares para cima de outras pessoas e nunca brinques a manter debaixo de água outras crianças.


  • Nunca corras ao pé da piscina nem atires ninguém à água.

Outras Regras de Segurança a seguir no Praia/Campo ou Colónia de férias

  • Prevenir sempre os pais das crianças, de qual vai ser o tipo de actividade a ser desenvolvida em cada dia e qual o tipo de organização de segurança prevista.


  • Os monitores devem conhecer as capacidades de natação de cada criança.


  • As crianças deve ser organizadas em pequenos grupos, para facilitar a vigilância, com um monitor responsável em cada um deles.


  • O coordenador da actividade deve informar os monitores das suas responsabilidades.


  • Uma vez na praia, deve ser combinado um local de reunião ou ponto de encontro com as crianças, em caso de emergência. O monitor deve certificar-se que todas as crianças o conhecem.


  • Assegurem-se de que as crianças sabem o que têm a fazer caso se percam.
    A utilização da mesma cor de roupa facilita muito a identificação de todo o grupo.
    Combinem um sinal sonoro, facilmente reconhecível, que permita ao grupo reunir-se de imediato.


  • Fazer regularmente a contagem das crianças, para verificar se nenhuma se perdeu.


  • Dentro de água, assegurem-se que as crianças estão próximas.


  • As crianças mais novas e as que não sabem nadar devem usar braçadeiras. Porém o facto de usarem este equipamento não implica negligenciar a vigilância.


  • Cada criança deve ter uma ficha clínica de registo de eventuais problemas de saúde, alergias e contacto do médico pediatra.


  • As crianças devem estar sempre identificadas,para, caso se percam rapidamente serem localizadas.
Para os pais
Asseguem-se que os monitores têm conhecimentos de primeiros socorros e que têm forma de contacto telefónico rápido em caso de emergência.
Os pais devem dar conhecimento ao coordenador das actividades de algum problema de saúde das crianças, ou outra situação específica.
Atenção à forma como são transportadas as crianças: verifiquem se são cumpridas as normas relativas ao transporte público de crianças e se é respeitada a lotação do autocarro.

E é tudo. BOAS FÉRIAS!