quarta-feira, 7 de maio de 2008

Enquadramento

Espaço de apoio, partilha e reflexão para os professores

Na sociedade actual, o papel dos professores é cada vez mais posto à prova e submetido a formas de pressão. Nesta sociedade caracterizada por constantes mudanças exige-se dos professores uma multiplicidade de papéis, ao mesmo tempo que os pais têm mais dificuldade em cumprir o seu papel de educadores, atribuindo à escola e, principalmente ao professor, a responsabilidade pela educação dos seus filhos (Morgado, 2003). Neste contexto, e como sabemos que o trabalho do professor não consiste somente em “dar aulas”, cumprir o programa e avaliar o rendimento dos alunos, surge o gabinete de apoio psicopedagógico da ASPL, denominado “A Oficina do Professor”. Aqui propomos a criação de um espaço de apoio, partilha e reflexão para os professores. Convidamos os professores a repensar a prática pedagógica, saberes e estratégias. Apoiamo-nos numa perspectiva desenvolvimentista e construtivista e temos como ponto de partida o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.

Uma vez que o apoio psicopedagógico abarca as questões técnico-científicas quer sob o ponto de vista da pedagogia, quer do ponto de vista da psicologia, o gabinete propõe-se apoiar os professores:

No âmbito psicológico:Na clarificação e fundamentação teóricas;Na promoção do auto-conhecimento e da auto-confiança;Na redução da ansiedade;Na promoção da satisfação e motivação para o trabalho; Na reflexão de procedimentos resultantes da prática pedagógica;Na reflexão crítica de questões de ordem pedagógica, psicológica e sociológica;Na tomada de consciência das suas necessidades específicas;Na cooperação entre professores;No papel das expectativas.

No âmbito pedagógico:Contribuir para a diferenciação de estratégias de ensino ;Auxiliar os professores sobre possíveis estratégias a utilizar com alunos com algum tipo de necessidades especificas ;Auxiliar na elaboração de planificações; Colaborar na elaboração de adaptações curriculares; Articular a comunicação entre os professores e as famílias de alunos específicos;Contribuir com materiais de apoio pedagógico;Auxiliar na definição de objectivos e tarefas de aprendizagem;Auxiliar na elaboração de Planos Educativos Individuais.

De um modo mais abrangente, o gabinete propõe-se ainda apoiar os filhos dos professores associados centrando a sua intervenção na promoção de áreas como:
Competências sociais
Orientação vocacional
Métodos e hábitos de Estudo
Sucesso escolar
Concentração/Atenção
Auto-conceito e auto-estima
Criatividade