segunda-feira, 11 de abril de 2011

INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA

INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA
Dislexia

Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. A ASPL recomenda a leitura do boletim InfoCEDI do Instituto de Apoio à Criança - Indocedi nº 32 - As crianças e a dislexia: http://www.iacrianca.pt/images/stories/pdfs/infocedi/infocedi_32_dislexia_.pdf.

Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais».

Esta definição de dislexia, adotada em 2003 pela Associação Internacional de Dislexia (http://www.interdys.org/) é atualmente aceite pela grande maioria da comunidade científica.

As crianças com dislexia revelam muitas dificuldades em adquirir e desenvolver o mecanismo da leitura e da escrita. Apresentam uma leitura muito lenta, com diversas incorreções, erros e trocas de letras e sílabas, e dificuldades na compreensão da informação lida. A sua escrita surge com muitos erros ortográficos, as frases e os textos que escreve são confusos em termos de conteúdo, com pouca riqueza no vocabulário, podendo a qualidade da sua letra ser igualmente má e irregular.

Apesar destas dificuldades, as crianças disléxicas apresentam uma capacidade intelectual normal ou superior à média, podendo evidenciar capacidades acima da média em áreas que não dependam diretamente da leitura e escrita (arte, desporto, música, etc.)'.

Segundo o Portal da Dislexia (http://www.dislexia-pt.com/), a dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na aprendizagem e automatização das competências de leitura e escrita, em crianças inteligentes, sendo a sua origem neurobiológica.

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